Com 15640 Km rodados decidi mudar
a correia de transmissão e os roletes da Sym, para não ter de passar por aquilo
que passei com a Shenke em que a correia me rebentou em plena auto-estrada, e
num sítio com bastante trânsito………valeu-me o sangue frio e a sorte de não ter
levado com nenhum carro em cima. Devia ter mudado a correia aos 10000 Km mas
como não andei muito ia deixando a coisa por fazer.
Ao contrário da Shenke, em que as
engrenagens estão todas à mostra, na Sym as mesmas estão todas blindadas,
exceção feita à abertura da ligação à cambota. Esta mota possui uns acabamentos
exemplares, e uma qualidade excelente, basta vermos a qualidade de um parafuso
que fixa a tampa da transmissão.
Para se efetuar a substituição
dos roletes, necessitamos de um fixador de polia ou “Pulley Holder” em Inglês,
e de um roquete para desapertar a porca. Quem quiser ser mais especialista pode
utilizar uma máquina de desapertar porcas. No meu caso possuo uma elétrica, e
em baixo deixo imagens de algumas ferramentas anteriormente descrevi para
realizar esta operação
Gostaria de referir que
os roletes usados tinham aproximadamente as mesmas medidas dos novos!
Por fim para que tudo fique a funcionar
bem devemos limpar tudo muito bem, lubrificar o que é para lubrificar, e ao
apertarmos a polia onde estão os roletes, não se deve apertar esta em demasia.
Entretanto e como gosto de arranjar motas, quase tanto como de andar nelas, resolvi adquirir uma XF 17 SUPER em Dezembro do ano passado no estado de parida, .......e de olhos fechados lá a trouxe para casa toda desmontada!!! Este filme contarei em breve! ............mas por mau negócio que tenha feito, que acho que não fiz, a XF permitiu-me aprender.......e isso é coisa que não tem valor. Agradeço a foto ao homem que me vendeu a mota (ó meu deste me um trabalho !!!), e tenho pena de um dia não a poder levar para correr na Aparecida!